Técnica para enraizar qualquer galho




O método de propagação por estaquia é muito simples e consiste no plantio de uma parte da planta que se deseja clonar para gerar uma nova planta. As novas plantas geradas a partir deste método crescem mais rápidas e sua floração também é precoce.

A forma de fazer estaquia geralmente se faz através de galhos mais novos da planta, nem muito grosso e nem muito fino. Geralmente roseiras e frutíferas requerem galhos um pouco mais velhos, denominados de semi-lenhosos e lenhosos.

Para estaquia de ponteiros utiliza-se estacas com aproximadamente 7 a 12 cm de comprimento, de ramos saudáveis, sem folhas e sem flores. Deixe apenas as folhinhas pequenas da ponta. 

Para estaquia dos ramos semi-lenhosos utilize estacas de aproximadamente 10 a 15 cm de comprimento, e para os lenhosos, de 15 a 30 cm de comprimento. Sempre escolha os ramos mais vigorosos, com aparência saudável. 

Há várias técnicas para propagação de uma planta. Uma delas é plantar num vaso ou diretamente no local, porém corre o risco de não produzir raízes ou pode demorar muito tempo. Uma técnica simples e que permite propagar as plantas mais rapidamente é o uso da estufa em garrafa pet. 



Preparação das garrafas


1. Lave bem as garrafas
2. Faça um corte ao meio, separando-a em duas partes. 
3. Faça alguns furinhos na base.
4. Coloque um pouco de areia peneirada e lavada com água quente.
5. A areia fofinha facilita o enraizamento da estaquia.


Preparação das mudas

 
1. Faça um corte na transversal do galho.
2. Molhe a ponta do galho num pratinho com uma solução feita com 2 xicaras de água quente e 1 colher de mel. O mel é anti-bacteriano e vai proteger as mudas. Faça a solução e espere esfriar.
3. Enterre 1/3 do galho na areia e aperte para fixar. 
4. Molhe a areia e feche a garrafa, inclusive com a tampa.
5. Mantenha essa garrafa em local sombreado e onde não caia chuva, porém com bastante luminosidade.
6. A estáquia deve enraizar entre 30/60 dias. Em regiões mais quentes e úmidas, as estáquias enraizam mais rápido. Em locais mais secos, as estáquias podem demorar um pouco mais.  
7. Regue sempre que verificar que a água está evaporando, mas não deixe ficar encharcado para evitar fungos. 


Transplante


1. Na hora de transplantar, retire a muda com cuidado para manter o torrão intacto e não danificar as raízes. Aperte bem para fixar a muda. Se precisar, coloque um palito para manter a mudinha. O vídeo abaixo reproduz exatamente essa técnica.







Pesquisar este blog