Técnica para enraizar qualquer galho
Antúrio: como plantar e cuidar
Muito popular, o antúrio é uma planta que conquistou os lares. Frequentemente, também encontramos o antúrio estampado em roupas e móveis da moda. Então, se você deseja trazer mais estilo para sua casa ou se interessa por belas flores, está com sorte, pois aqui vamos revelar os segredos dessa planta.
Clássico do paisagismo, o Antúrio é proveniente da Colômbia, podendo surgir também no México e norte da Argentina. Genérico para todas as espécies do gênero Anthurium, a família contém mais de 600 espécies, mas todos se destacam pela beleza e versatilidade.
Geralmente o antúrio atinge de 30 cm até 1 metro de altura. Suas folhas longas e verde intenso caem muito bem em arranjos ornamentais e, apesar de ser mais conhecido na cor vermelha, podendo vir em tons de rosa, laranja, branco e até mesmo preto.
Uma curiosidade do antúrio
é que a bela parte colorida não é uma flor: trata-se de uma inflorescência. A folha de cor vermelha intenso tem uma haste amarela e nela estão inúmeros pequenos pontinhos. Esses pontinhos são, na realidade, as flores do antúrio.
Além de belo e charmoso, o antúrio é uma planta repleta de significado. Ter um antúrio em casa pode trazer boa energia para o ambiente, já que sua flor é considerada um sinônimo de hospitalidade e bem-estar.
Por sua delicadeza e aspecto exótico, a planta também é símbolo de luxo e bom gosto. Presentear com ela significa desejos de fortuna e boa sorte. Sua flor em forma de coração, pode ser associada ao amor.
Como cuidar do Antúrio
O Antúrio é belo e atraente, porém tem algumas particularidades. Se adapta bem em ambientes internos e externos, e convive bem com outras espécies. No entanto, requer cuidados, pois contém algumas toxinas e, se ingerido, pode causar irritações.
É melhor conservar o Antúrio à meia-sombra, ou seja, em áreas com luz indireta, tal em varandas ou próximo à janela. Jamais deixe o antúrio ao sol pleno. Se desenvolve bem sob árvores. No entanto, após plantado deve permanecer sempre no mesmo lugar, pois o Antúrio não gosta de ser mudado de lugar.
Rega: Por ser uma planta tropical, o antúrio gosta de muita umidade, por isso a rega deve ocorrer com frequência: três vezes por semana durante as estações mais quente e duas em períodos mais frios. Porém a água deve cair somente sobre a terra, evitando a proliferação de fungos. Para facilitar, utilize um borrifador, já que este equipamento espalha a água de maneira uniforme, imitando o efeito da chuva.
Substrato: Para os que desejam plantar, não há muito mistério. Basta utilizar uma terra de qualidade e uma boa quantidade de adubo para antúrio e sua planta se desenvolverá sem problemas para mostrar toda a sua beleza. Geralmente, a planta já é comercializada com o substrato ideal. Mantenha a nutrição da terra utilizando fertilizantes a cada três meses e sua planta ficará bela e saudável!
Lírio da Paz: como cultivar
Flores transformam os ambientes. Além de servir como elemento de decoração, também trazem em si boas energias. Por isso, apreciar as variedades de cores e formas pode trazer harmonia, tranquilidade e outras sensações.
Além de cultivar plantas em casa, você também pode ter plantas em seu trabalho e atér mesmo criar um cantinho florido em sua rua, porém a maioria das plantas carecem de cuidados especiais.
Os cuidados de jardinagem variam conforme a espécie da flor e suas particularidades. Uma delas é o lírio da paz, que exige alguns cuidados especiais.
Características do lírio da paz
Marcada por grandes folhas verdes e flores brancas, o lírio da paz encanta aos olhos. Sua origem é da América do Sul e Central, assim como pode ser encontrada na Ásia.
Sua floração acontece nas estações mais quentes do ano, como primavera e verão, e pode atingir de 40 a 90 centímetros de altura, dependendo do local onde permanecem.
Adequada tanto para ambientes internos ou externos, o lírio da paz é bastante conhecido pela sua capacidade de purificar o ar e retirar as energias negativas dos ambientes.
Por sua energia de cura, o lírio da paz é recomendado para sala de estar e sala de espera em consultórios, mas também para locais onde haja computadores e outros aparelhos eletrônicos.
Estudiosos afirmam que o lírio da paz tem capacidade para limpar as ondas eletromagnéticas que vêm de aparelhos celulares e eletroeletrônicos.
Principais cuidados no cultivo
Adubação: A cada seis meses é indicada a realização de adubação, para que o solo esteja realmente oferecendo todos os nutrientes que a planta precisa.
Solo úmido: Para que essa planta cresça e se desenvolva de maneira bonita e saudável, é preciso considerar todas as características da planta. o lírio da paz gosta de solo úmido, porém não encharcado.
Para saber se está no momento de regar, faça o teste do dedo na terra. Se sua mão sair molhada, significa que pode esperar mais alguns dias. Um borrifador basta para garantir sua vitalidade.
Local: O local mais adequado é mantê-la em ambiente iluminado, mas porém não deve receber luz direta do sol. Essa é uma planta que não resiste em locais muito quentes ou pouco iluminados.
Também é preciso protegê-la do frio intenso, o que pode queimar suas folhas e flores. Nesse caso, em locais muito frios é recomendável mantê-la dentro de casa em temperatura média 20 graus.
Ainda que o lírio da paz seja uma das plantas mais bonitas do jardim, é preciso cuidado ao manipula-la pois ela é tóxica. Caso seja ingerida age como outras plantas de sua espécie.
Pesquisar este blog
-
O método de propagação por estaquia é muito simples e consiste no plantio de uma parte da planta que se deseja clonar para gerar uma nova pl...




